Nossa História

Em 06 de janeiro de 1986 um Espírito com a aparência de freira se apresenta a médium Lucilene de Oliveira Satelis, identificando-se como Maria de Lourdes e orienta que se inicie um trabalho de distribuição de sopa e evangelização para crianças. Seguindo esta orientação, deu-se o inicio dos trabalhos na localidade rural denominada Capim Branco. Mais tarde viemos a saber que este espírito seria Bernadete Soubirous, a moca que em 1858 na cidade de Lourdes, Franca, dialogou por dezoito vezes com Maria de Nazaré, conforme registro em arquivos da igreja em Roma.

  Em 1991, a médium se mudou para o recém fundado município de Campo Verde, onde, no mês de maio do mesmo ano, em conjunto com colaboradores da região, iniciaram as atividades assistenciais no Bairro Jupiara, fundando em 18 de julho de 1992, o Lar Espírita Maria de Lourdes com a seguinte diretoria:

  Oto Souza Porto - Presidente; Dirceu Belarmino Pereira - Vice-Presidente; Rozane Emilia Rossi da Costa - 1ª Secretária; Ester Carmela Baum - 2ª Secretária; Eufrásio Marques da Costa - 1º Tesoureiro; Marli Mendes Neves - 2 º Tesoureiro; Conselho Fiscal: Lucilene de Oliveira Satelis, Domingos Lopes Neves, Elza Teixeira Gonzales.

A Associação Espírita Lar Maria de Lourdes é uma organização não governamental, religiosa, sem fins lucrativos, sem distinção de cor, sexo, credo Religioso ou político, de caráter filantrópico, beneficente, de assistência social e educacional, cujo objetivo principal é a transformação moral do homem do Terceiro milênio, priorizando a criança, o adolescente e a família, dando-lhes uma formação mais humanista, fraterna e solidária.

Em fevereiro de 1996, por motivos particulares, o Sr. Oto e Lucilene mudaram-se para a cidade de Cuiabá, assumindo a direção da Instituição o Sr. Dirceu Belarmino Pereira. No período da CONCAFRAS de 1995, o vice-presidente da Instituição, Dirceu saiu de sua casa sem motivo aparente e foi caminhar as margens da rodovia BR 364, que não era de seu feitio. De repente um ônibus para à sua frente e alguns de seus ocupantes ao saírem, identificaram-se como caravaneiros de Auta  de Souza com destino a CONCAFRAS de Catalão, Goiás. Ao serem questionados por Dirceu qual seria o objetivo da viagem, informaram da existência dos Encontros Fraternos Auta de Souza e seu funcionamento. Foi então que Dirceu sentiu grande interesse pela realização de um Encontro deste em Campo Verde, imediatamente fez um pedido para a equipe sobre a possibilidade de firmarem compromisso conosco para termos  este evento em nossa cidade. A Jovem entra no ônibus e volta com caneta e guardanapo e pede que a solicitação seja feita por escrito com assinatura, resultando no 1° Encontro Fraterno Auta de Souza em Campo Verde, na Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho, com 88 participantes e a palestra do tema central feita pelo irmão Antonio. Uma semana antes do Encontro, Marcio Monteiro (Presidente da Sociedade Espírita Wantuil de Freitas – Cuiabá/MT) teve que fazer uma visita para apoio diante da equipe que estava desmotivada, sem querer fazer o evento.

A chegada do 1° Encontro Fraterno Auta de Souza em 1995, deu vida a Instituição, favorecendo o Estudo da Doutrina Espírita com a prática de atividades assistenciais, divulgando o Evangelho pelo Espiritismo através do trabalho prestado a comunidade.

Em 26 de maio de 1999 tem inicio o Lar de crianças. Trabalho Assistencial de abrigo a crianças com atividades de orientação e apoio a família e a pessoas da comunidade e dos bairros vizinhos em situação de vulnerabilidade social, palestras, orientações com temáticas variadas voltados a cidadania, família, relacionamento conjugal e convivência familiar e comunitária, educação dos filhos, vícios e religião. (Evangelização de Adultos). 

Em 09 e 10 de novembro de 2002, tivemos a felicidade de realizar o Encontro Fraterno Auta de Souza n° 500 com a presença do Sr. Nympho de Paula Correa, fazendo a Campanha de Fraternidade Auta de Souza. O Lar da Crianca Maria de Lourdes em seus cinco anos de existência acolheu mais de uma centena de crianças e adolescentes, vitimas de abandono e das mais variadas formas de violência (física, psicológica e sexual) encerrou suas atividades em 2003 por falta de subsídios.

Em janeiro de 2000 a Instituição funda o Educandário o Espírita Maria de Lourdes. Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, que além de educação formal presta assistência social aos seus educandos.

Em 18 de Dezembro de 2003, inicia-se o Programa Adolescente Aprendiz amparado pela Lei 10.097/00 e que tem como objetivo principal Integrar socialmente adolescentes carentes, contribuindo para o pleno exercício da cidadania e capacitação profissional,através de cursos tecnico-profissional, com remuneração em Empresas colaboradoras, visando atenderem as necessidades e exigências do mercado de trabalho com o encaminhamento.

Em novembro de 2006, visando ampliar a área educacional com formação superior a Instituição firma convênio com a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP Interativa, utilizando a metodologia de ensino a distância - EAD. Iniciando suas aulas semipresenciais, via satélite em fevereiro de 2007.

Todas as atividades desenvolvidas na Instituição são resultados da participação nas CONCAFRAS ao longo destes anos, motivando-nos inclusive a realizar a CONCAFRAS DA ESPERANÇA em Campo Verde no ano de 2011.

 

 

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_de_Lourdes

http://www.arautos.org/secoes/artigos/especiais/nossa-senhora-de-lourdes-3-144119

https://www.youtube.com/watch?v=EatWKHnwjFM#aid=P-oSR1MEETk